EDUCAÇÃO – O sistema educativo é composto por diversas instituições de ensino que têm registado, nos últimos anos, reconfigurações que importa acompanhar. Pretende, neste tópico, disponibilizar-se informação sobre as dinâmicas institucionais do sistema educativo decorrentes, quer da caracterização das instituições que o compõem, quer do perfil dos alunos do concelho de Amarante.

QUALIFICAÇÃO – O sistema profissionalmente qualificante compreende um conjunto significativo e diversificado de operadores, públicos e privados, com e sem fins lucrativos. A necessidade de os cidadãos compreenderem as dinâmicas associadas às mutações constantes da oferta qualificante e dos seus atores, configura um objetivo determinante para a tomada de decisões conscientes em termos de inserção profissional. Neste contexto, poderá encontrar-se, para além de informação sobre os operadores formativos, a caracterização, em cada momento, da oferta formativa existente no Concelho.

EMPREGO – As respostas públicas e comunitárias de apoio ao emprego consubstanciam um elo fundamental do ajustamento entre as necessidades e a procura de trabalho. Na forma de medida de financiamento ou de acompanhamento técnico estas respostas têm manifestado uma capacidade de renovação e adaptação às mutações da economia, configurando-se como instrumentos incontornáveis de combate à exclusão social.

ServiçosÁrea Geográfica de Intervenção
QualificaçãoTodo o Concelho