cmalogo

No sentido de promover a melhoria da qualidade de vida dos seniores do nosso concelho, no que diz respeito à realização de atividade sociais, culturais, de ensino, de formação, de desenvolvimento social e pessoal, de solidariedade social, de convívio e de lazer, através de uma participação cívica e de auto-organização dos seniores, principalmente após a reforma, com a fomentação do voluntariado, na e para a comunidade, surgiu a criação de uma Universidade da Terceira Idade, designada por Universidade Sénior de Amarante.

A Universidade Sénior de Amarante é um projeto que visa dar resposta à procura de ensino não-formal em variados domínios e à procura de atividades recreativas, ou outras, por parte da população sénior.

Objetivos

  • Incentivar a participação e organização dos seniores em atividades culturais, de cidadania, de ensino, de desporto e de lazer;
  • Divulgar a história, as ciências, as tradições, a solidariedade, as artes, a tolerância, os locais e os demais fenómenos socioculturais entre os seniores;
  • Ser um pólo de informação e divulgação de serviços, deveres e direitos dos seniores.

Destinatários

A toda a população com idade superior a 50 anos ou aposentados que procuram o saber, o bem-estar, a satisfação de viver, a troca de experiências, de motivações e afetos.

Na Universidade Sénior de Amarante participam cerca de 150 alunos e 34 formadores voluntários.

Desenvolvem-se uma série de atividades teóricas e práticas ao longo de cada ano letivo, como Desporto, Teatro, Música, Informática, Artes, Dança, Saúde, História, Psicologia, Direito e Cidadania, Inglês, entre outras.

De modo a complementar as aulas teóricas, realizam-se frequentemente passeios e visitas de estudo.

O convívio, a amizade e a confraternização também fazem parte deste projeto. Assim, é usual a realização de encontros e convívios, onde a alegria e a boa disposição estão sempre presentes.

Onde funciona

A Universidade Sénior de Amarante funciona em dois polos, Amarante e Vila Meã, nas instalações da antiga Junta de Freguesia de Amarante (S. Gonçalo) e na Biblioteca Municipal Albano Sardoeira – Antigos Paços do Concelho, respetivamente.

A participação da Universidade Sénior pode ser na modalidade de aluno/a e/ou formador/a.

            O/A formador/a pode apresentar uma proposta com o nome da disciplina e com o conteúdo programático que pretende abordar ao longo do ano letivo.

O funcionamento da Universidade Sénior de Amarante corresponde à calendarização escolar anual (com 3 períodos escolares).

Como aceder à medida:

  • Na Casa da Portela, Rua Dr. Miguel Pinto Martins, n.º 35;
  • Na Extensão da Biblioteca Municipal | Vila Meã.

Contactos:

universidadesenior@cm-amarante.pt
Telemóvel | 255 420 233