cmalogo

A situação atual do mercado de trabalho exige uma postura ativa e organizada na procura de emprego o que, por sua vez, não se consubstancia exclusivamente nas técnicas de procura de emprego. Envolve uma panóplia de competências mais amplas, tais como a capacidade de compreensão crítica, a capacidade de desenvolver uma atitude positiva, dinâmica e resiliente face à procura de emprego e a capacidade de estar permanentemente informado/a sobre as diferentes técnicas e instrumentos de apoio à procura de emprego.

As competências de empregabilidade envolvem a dimensão pessoal e profissional.

Por um lado, é necessário promover o desenvolvimento de atitudes e comportamentos positivos face a si próprio/a e ao mundo; fomentar o autoconhecimento e o reconhecimento de capacidades individuais e desenvolver uma atitude reflexiva face aos desafios e oportunidades do mercado de trabalho. Por outro lado, a população desempregada tem de ser capaz de elaborar um projecto profissional, com base no desenvolvimento do autoconhecimento e no balanço pessoal e profissional, assim como definir metas, tempos, planos e estratégias realistas e adequados às oportunidades existentes e características do mercado de trabalho.

Neste contexto, o Projeto TEIA+ desenvolve duas atividades fundamentais para a consolidação das competências de empregabilidade.

  • 1) Numa metodologia ativa e de grupo, a formação em Técnicas de Procura de Emprego tem por objetivo promover as condições de vida dos/as participantes, através de ações orientadas para o desenvolvimento/consolidação de competências pessoais e sociais, facilitadoras da inserção profissional e manutenção do emprego, num conjunto de 6 sessões, com a duração total de 12 horas. Esta formação desenvolve-se através de duas parcerias fundamentais: IEFP e Núcleo Local de Inserção de Amarante. Esta formação é itinerante e percorre as diferentes freguesias do concelho. Para este efeito, o apoio e o envolvimento das juntas de freguesias e associações/instituições locais tem sido fundamental.
  •  2) Numa metodologia individual, promove o Espaço Pro’ATIVO, que  consiste num espaço de assessoria à população desempregada do concelho de Amarante. Trata-se de um serviço de atendimento personalizado que inclui informação e orientação personalizada para a elaboração/ajustamento do Curriculum Vitae, cartas de apresentação, cartas de motivação, aconselhamento sobre entrevistas de emprego, atitudes favoráveis e comportamentos a evitar e, ainda, esclarecimento sobre resposta a anúncios. Este serviço é gratuito e funciona mediante marcação prévia. Estamos na Casa da Juventude e nos serviços administrativos desconcentrados de Vila Meã.