A Plataforma Social surge como resposta a uma necessidade identificada pelas entidades que compõem o Conselho Local de Ação Social da Rede Social de Amarante.

Na operacionalização do plano de acão da rede social, surge a necessidade de criar uma resposta integradora de todos os recursos existentes no território nas áreas social, educativa, formativa e económica.
A Plataforma Social foi considerada uma atividade transversal aos principais eixos de intervenção: Empregabilidade/Educação, Envelhecimento e Relações Familiares, constantes nos documentos estratégicos de planeamento, nomeadamente no Plano de Desenvolvimento Social 2014-2016 e no Plano de Ação de 2014.
É objetivo principal desta Plataforma digital que as entidades do concelho de Amarante divulguem ofertas, serviços e valências, traduzindo-se também numa partilha interinstitucional de experiências e boas práticas, assim como numa prestação de informação privilegiada ao cidadão.
A Plataforma Social também disponibiliza informação referente ao processo de candidaturas regionais e nacionais que possam representar uma oportunidade para os atores sociais que operam nas diferentes áreas, com vista a responder às necessidades e problemáticas sociais diagnosticadas no território.
A Plataforma Social não se consubstancia num espaço digital estanque, mas sim numa perspetiva dinâmica em que os contributos das entidades/cidadãos são determinantes para o aperfeiçoamento contínuo deste instrumento de trabalho.
Esperamos, efetivamente, que se mostre como um instrumento facilitador de informação, de grande utilidade pública porque já é por nós considerado um exemplo de boas práticas.

A Presidente do Conselho Local de Ação Social

Lucinda Fonseca